Resenha: 50 Tons de Cinza


Nome: Cinqüenta  Tons de Cinza

Autor: E.L. James

Editora: Intrínseca

Paginas: 455

Lançamento: 2012

Sinopse

"Quando a estudante de literatura Anastacia  Steele entrevista o jovem bilionário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e dominador. Inocente, Ana se surpreende ao perceber que o deseja. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Christian admite que também a deseja (em seus próprios termos).
Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências  de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso –os negócios multinacionais, a vasta b fortuna, a amada família- ele  é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Ao embarcar num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondido."

Jogo o livro em cima do travesseiro, com os olhos arregalados engulo em seco, abro novamente na pagina onde parei um pouco assustada, volto à leitura.Essa foi a minha sensação quando cheguei a pagina 90 do livro Cinquenta Tons de Cinza. Nunca me senti tão decepcionada e assustada com um livro. Você já ouviu a expressão: Comprei Gato por Lebre? me senti assim, completamente enganada. Cinquenta Tons de Cinza foi publicada primeiramente como uma Fanfic sobre a relação de Bella e o multimilionário Edward Cullen, só em vez de vampiro e romântico como nos livros de Stephenie, nessa fanfic ele era adepto de sadomasoquismo e nada romântico. A fanfic foi uma das mais acessadas no siteFanfiction.net com o nome de "Master of the Universe" e postada sob o pseudônimo de Snowqueens Icedragon aka E.L.James.

E.L.James após conseguir o contrato para a publicação dos 3 volumes de "50 Tons" apagou o conteúdo do fanfiction.net e qualquer outra cópia que existisse, na tentativa de que não houvesse associações com o material publicado. Mas se você procurar no Google.com você pode encontrar a Fanfiction.


Inacreditável é pensar que ela apenas modificou os nomes de Bella para Anastácia e Edward para Christian e assim por diante, nem as características físicas ela mudou, Christian tem cabelo cor de cobre e Ana é morena. O enredo fica sempre na mesma, as situações com cenas intermináveis de sexo.


Detalhe: Não sou contra a fanfics porque também escrevo, leio e divulgo no blog, mas acho uma sacanagem mudar o nome dos personagens e ganhar uma grana preta em cima da Stephenie Meyer que escreveu sozinha a sua história e seus personagens.


Mas vamos parar de falar da “Sacanagem” feita por James e vamos para a História.(SPOILER)


Anastacia Stelle é uma jovem de 21 que esta se formando em literatura. Inocente nunca beijou, nunca teve namorado, não sabe nada sobre sexo, não sabe mexer em um computador. Honestamente ela não sabe nada. Exatamente no dia que sua amiga fica doente ela é obrigada a ir entrevistar o multimilionário Christian Grey de 27 anos. No momento que o conhece ela se apaixona. Ele se acha o mais gostoso do mundo porque tem dinheiro e é sedutor.  O que a pobre Ana não imagina é que Christian é chegado em um sadomasoquismo. Grey propõe a ela um contrato para poder come-la(desculpe a expressão) e a história fica nessa ladainha. Aceito ou não aceito? Ele é gostoso aceito...SEXO..MASOQUISMO... Meu Deus isso é errado, mas e dai ele é um gostoso vale a pena....SEXO....SEXO...MAIS SEXO.


Conclusão.


O Livro é muito mal escrito, erros de português e erros de concordância, com personagens chatos e sem personalidade(claro James copiou da Meyer). Logo quando conhecemos a personagem Anastácia temos a impressão que ela é apenas desastrada e divertida, mas ela se mostra muito mais sem graça que a Bella Swan(Que tem personalidade própria e sabe mexer no computador e andar de moto). Quando li a descrição de Grey achei ele super sensual(porque ele se parecia cavalheiro e um jeito misterioso), mas quando ele começou a se achar o mais gostoso do mundo, minha vontade foi de soca-lo, mas a vontade de vomitar apareceu quando vi que ele se mostrava um psicopata propondo a inocente Ana aquele contrato. 


Não entendo o que as mulheres gostam nele? Um cara que as tratam como objetos, comprando-a, usando-a, e lhe abusando.

O livro e nada mais que um porno de má qualidade, o fato do cara gostar de um sadomasoquismo não e errado, TENSO mesmo é obrigar a menina inocente a aceitar ser torturada e humilhada sabendo que ela não gosta disso. De sensual e sexy vai direto para o abuso físico e psicológico tornando o livro humilhante e angustiante pela manipulação e controle exacerbado de Christian.


Sabe o que me fez continuar lendo o livro?


Imaginei Ralph Fiennes no lugar de Christian como no filme Dragão Vermelho onde ele se mostra um psicopata louco por traz da pele de bom moço. Rezo para que Anastácia descubra que Christian é um Serial Killer.(Mas sei que isso não vai acontecer)


Honestamente espero que não tenha versão cinematográfica e que nenhum dos meus atores favoritos atuem como Christian e Anastácia.


PERGUNTA:
 Se Christian não fosse lindo, jovem e rico você continuaria achando essa historia o máximo ou acharia horrível?

Então que venha Cinquenta Tons mais escuros.


Maria Cristina Blogueira e Apaixonada por Livros :D



1 comentários:

  1. Cara, você foi a única pessoa sensata que pensou como eu sobre esse livro. Não sei se é porque eu gosto da saga crepúsculo e me senti traída pela Stephenie... eu não consegui lê-lo até o fim :/

    ResponderExcluir

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré