Quarta Feira - Dia de Resenha


Resenha do Livro Os 13 Porquês

Nome Original: Thirteen reasons why

Autor: Jay Asher

Editora: Ática


Número de Páginas: 256

ISBN: 9788508126651


Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Os 13 Porquês é aquele tipo de livro que você lê e quer passar adiante, porque a mensagem que o livro transmite mexe com a forma que você pensa. Apesar das muitas criticas dizendo que o livro é de suspense e mistério, acredito que ele é sobre o suicídio.Não é fácil alguém tomar essa decisão, deixar todos que ama, tudo o que conquistou, eu pensava diferente sobre o suicídio achava que as pessoas tinha medo de enfrentar seus problemas. Depois desse livro a pessoa que comete suicídio é muito corajosa e com certeza sofreu muito traumas e humilhações perdendo sua dignidade para cometer tal ato.(Vou parar de comentar o que penso porque vou falar mais sobre o “ suicídio” do que o livro em si).


Hanna Baker se matou e Clay recebeu um pacote misterioso, contendo fitas cassetes gravado por Hanna ela conta que alguém a influenciou a tomar tal decisão, e se Clay recebeu essas fitas é porque ele faz parte da história dela.


A Trama de Jay Asher retrata os conflitos escolares e o bulling. Como um simples comentário pode destruir a vida de uma adolescente e como os jovens podem ser cruéis, sem limites levando seus atos ao extremo do inimaginável.


Ser adolescente é algo muito complexo, é uma passagem da infância para o mundo adulto,
você conhece seu corpo, você descobre o mundo, você busca a sua individualidade, seu caráter, sua própria personalidade. Acredito que o termo mais correto para o período da adolescência seria “mudança e descobertas”. Você vai se decepcionar vai sofrer vai se arrepender, aprender e refletir.

Já a “fase da adolescência” é complicada, cheia de conflitos entre a “sociedade adolescente”. O jovem tenta se enturmar em um determinado grupo, tenta tirar boas notas, tem a pressão dos professores, tem a pressão dos pais, têm as paixonites, as brigas. Existe tanto conflitos que nem tem como citar tudo aqui. Mas o que com certeza mexe com o psicológico do adolescente são os “boatos inventados”. As reputações que nem sempre são verdadeiras como:“A Fulana que vive se jogando para os garotos.”“O Ciclano que se acha o gostosão, mas nunca pegou nenhuma menina.”São essas “fofocas” que mexem com os jovens. Fofocas, que nem sempre são verdadeiras.Você fica sabendo sobre a vida das pessoas que, muitas vezes, você nem se quer conhece. Isso é constrangedor por que da mesma forma que existem fofocas sobre pessoas que você não conhece, também tem as fofocas sobre você.


O leitor ira acompanhar todas as mentiras inventadas sobre Hanna, todas as vezes que ela foi traída  usada e enganada. O leitor não vai conseguir parar até descobrir tudo o que ela passou.


O Livro mexe com o emocional do leitor e do  personagem principal é chocante ver o que um simples comentário causou na vida de Hanna. Talvez no começo o autor acha que ela esta fazendo drama, mas depois com certeza se surpreenderá com o rumo que os problemas tomam.


O Autor consegue nos surpreender com as duas narrativas simultânea, como enquanto a voz de Hannah está saindo do toca fitas, Clay está lembrando de uma situação diferente.A Narrativa do livro é em primeira pessoa narrado pela perspectiva de Clay Jensen  e de Hanna Baker pelas fitas cassetes. Jay consegue ser realista nos mostrando o que aconteceu com ela e o que estava acontecendo com Clay. É fantástico, porque você quer saber o que aconteceu com Hanna pra ela tomar tal decisão,  e quando vamos chegando ao final da história tudo se torna mais agoniante, desesperador. Mesmo sabendo que Hanna morre queremos que alguém a salve, e ela conta como quase se salvou e isso se torna frustrante para o leitor e para Clay.

Os Personagens do livro são todos bem descritos sendo de fácil definição de caráter. Você odeia os personagens ou se apaixona, mas nunca vai achar esses personagens chatos. O leitor vai amar Clay, vai odiar Bryce e vai se frustrar com Hanna.


O Livro tem como publico alvo os jovens, mas todos devem ler. Porque o livro oferece uma visão diferente do convívio dos jovens, sobre os conflitos na escola e como o bulling começa. Professores, pais diretores, psicólogos todos deveriam ler esse livro e tentar compreender melhor o que se passa com os adolescentes.

Jay Asher é um escritor americano contemporâneo de romances adolescentes. Ele nasceu em Arcadia, Califórnia em 30 de Setembro de 1975. Cresceu numa família que o encorajou em todos os seus hobbies, de tocar guitarra à escrever histórias. Ele escreveu o livro "Os 13 Porquês" (Thirteen Reasons Why).


Minha Conclusão

É um livro fantástico no momento em que você para de ler para ir a escola, trabalhar ou sair você não vê a hora de continuar a leitura para descobrir o que acontece. O autor retrata sobre drogas, brigas, prostituição,suicídio, sexo, reputação dos alunos na escola e mais um monte de outros assuntos que, em geral, são complicados de serem trabalhados. Eu amei o modo como a tragédia é retratada, ele não teve piedade com a personagem Hanna fazendo ela passar por todos esses conflitos, conflitos esses que muitos jovens passam e conseguem superar ao contrario de Hanna. Me frustrei um pouco com o final queria saber se as fitas são reveladas, o que acontece com Clay, e com todos aqueles que causaram a morte de Hanna. Mas que leitor não que mais respostas que são oferecidas?


Maria Cristina Blogueira e apaixonada por livros :D

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré