Bem eu faço faculdade e sou casada e sou bolsista do PIBID então essas são minhas prioridades juntamente com o blog. Ando percebendo que está cada vez mais difícil conciliar tudo isso, muito pouco tempo para assistir filmes e séries ou para ler bons livros, ou preparar postagens para o blog, ou ainda jogar com o namorado.
Ultimamente estou pensando em como conseguir conciliar tudo isso e a melhor maneira que consegui pensar foi me planejar melhor. Ano passado eu comecei a usar o Bullet Jornal(peguei um caderno dos Minions) para me auxiliar na escola e me programar semanalmente na faculdade, comecei a usar em setembro e parei no final de novembro, apesar do pouco tempo que usei percebi que a minha lista de tarefas se completava mais rápido utilizando o planejamento. Então vou utilizar o meu caderno novamente para anotar coisas sobre o Blog e a minha agenda para a faculdade.
O que é o Bullet Jornal?
É um caderno que você usa fazer uma coisa chamada rapid logging, ou seja, anotar as suas tarefas do dia. O objetivo é tornar os afazeres em uma coisa prática e fácil. Com o bullet jornal você tem uma forma rápida e organizada de anotar tudo o que você precisa fazer e tem ainda um sistema que te ajuda a manter a sua agenda em ordem.
Como fazer?
É bem simples você vai usar um caderno e vai deixar algumas folhas iniciais para utilizar como índice e depois nas paginas seguintes você escreve um titulo (cronograma da semana ou a data e o numero da pagina.
No Bullets você pode usar símbolos para identificar as anotações. Eu criei meu próprio sistema que se adaptava melhor as minhas atividades, mas, o criador do sistema, Ryder Carroll, tem um sistema universal que você pode usar:
- Uma bolinha (‘•’): é uma tarefa. Serve para qualquer coisa que você tenha que fazer, como ‘buscar roupas na lavanderia’, ‘terminar a matéria sobre beleza’, ‘ir ao mercado’
- Um ‘X’: significa que aquela tarefa foi terminada.
- Um sinal de maior que (‘>’): significa que a tarefa migrou para outra data
- Um sinal de menor que (‘<’): significa que aquela tarefa ganhou um dia e horário novos
- Um círculo (‘○’): indica um evento. Algo como ‘festa da Joana’, ‘jantar com o André’, etc.
- Um tracinho (‘-‘):sinaliza uma nota. São ideias, pensamentos observações… O que você quiser anotar, mas que não seja um evento ou uma tarefa.
Esses são os símbolos básicos de identificação de um bullet jornal. Se uma tarefa ou evento for uma prioridade, você pode usar um asterisco (‘*’) junto, se for uma inspiração você pode usar um ponto de exclamação (‘!’) e se for algo que você precisa pesquisar sobre ou saber mais a respeito, pode usar um ponto de interrogação (‘?’) e assim vai.
Claro que você pode utilizar outros métodos para se programar como um Planner, agendas e até mesmo o bullet.
Oi, tudo bem? Eu já conhecia a ideia do Bujo há um tempo e percebi que vem crescendo muito, coisa que achei muito legal. Eu nunca tive ainda coragem nem paciência pra fazer um, mas o material que você postou me inspirou um montão! Adorei! E amei o seu. Quem sabe não crio coragem? A ideia é muito útil.
ResponderExcluirEu fazia algo bem parecido quando era criança, fazia uma lista de tudo o que tinha que fazer no dia seguinte e ia dando uma nota pra cada atividade completada (coisa de criança)... e hoje tento me organizar por um caderno comum mesmo
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirAchei muito legal e útil!
As vezes anoto no celular as coisas que preciso fazer e até que horário preciso fazê-las, o problema é que muitas vezes acabo não seguindo. Vou tentar fazer com o caderno, assim como você.
Beijos!
Nossa, to precisando de um Bullet Journal tbm, fico tentando organizar as coisas na minha cabeça e acabo me estressando mais por causa disso. Parabéns pela iniciativa! :D
ResponderExcluir