Resenha do Livro Robinson Crusoé


Autor: Daniel Defoe

Editora: É só o Começo

Páginas: 51 Páginas

Lançamento: Impresso no Brasil no Inverno de 2009

Sinopse

"A Vontade e conhecer o mundo é o que faz Robinson Crusoé sair da Inglaterra e a se aventurar pelo mar. Esta é a história da vida desse marinheiro que enfrentou todos os tipos de perigos. Entre as suas andanças, ele chegou a viver no Brasil, onde começou um plantio de cana-de-açúcar, e na África. Essas viagens acabaram no dia em que seu navio naufragou perto de uma ilha.Imagina um homem sozinho num pedaço de terra perdida. Cada dia era uma luta: construir um lugar para morar, conseguir se alimentar e, o pior dos males conviver com a solidão. Defoe se baseou em um história verídica para contar a aventura de um herói solitário, que resolveu desbravar o mundo com sua coragem."

Imagine-se 28 anos perdido e sozinho em uma ilha, sem ninguém para conversar, nenhuma casa para morar apenas uma mente desenvolvida para sobreviver.

Daniel Defoe consegue nos mostrar os momentos mais gloriosos da vida de Robinson mas também nos mostra os momentos mais angustiantes.

O Livro é repleto de detalhes da vida de Crusoé, sendo a narrativa em primeira pessoa, podemos compreender em uma maior entendimento os pensamentos e sentimentos de Crusoé. 

É compreensível a vontade de se ver livre dos pais, afinal que jovem de 18 anos não quer aproveitar a vida e conhecer o mundo? Um pouco mais ousado que os jovens de hoje em dia Robinson foge de casa e se joga literalmente no mundo, louco para explorar o Mar e o mundo. Como um marinheiro iniciante se sente intimidado pela tempestade que acontece em sua primeira viagem de Navio, mas depois se perde na calmaria e encanto do mar. Promessas que são feitas em momentos de medo e esquecida em momentos alegres. Na opinião de Crusoé sua sobrevivência foi obra de Deus, pois em todas as vezes que podia morrer ele consegue escapar com vida.

Impossível não se impressionar com a vida e as façanhas de Robinson, sua história é marcada por momentos trágicos e reviravoltas surpreendentes. Daniel Defoe nos mostra que o personagem Robinson tem uma fome incrível de aventura e um caráter firme, ele teve que aprender a “Sobreviver” sozinho em um lugar selvagem, sem nada e ninguém para apoia-lo.O mais difícil é conviver com a solidão, que com certeza é um dos pontos principais que Daniel nos mostra. 28 anos de Solidão tentando recriar tudo que ele tinha antes de ficar perdido. Apesar do destino lhe pregar essa peça no seus últimos anos na ilha Robinson finalmente encontra uma companhia e ele ensina tudo o que sabe para Sexta-Feira. 

Robinson também acredita que Deus colocou o Índio em seu caminho, para ajuda-lo e não deixa-lo morrer de solidão.

Instinto e Sobrevivência é isso que simplifica o livro de Daniel.

Maria Cristina Blogueira e Apaixonada por Livros :D

13 comentários:

  1. Nossa gosteii muiito da história!

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos é mais resumido e pratico para estudar para prova! :c

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado pela descrição do livro! já havia escutado sobre o título mas não sabia do conteúdo! o mundo da leitura é algo fascinante, mas nem todos conseguimos adentrá-lo! obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  4. anônimo
    1 de dezembro de 2013
    muito bom esse livro!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Como se chama a ilha onde Robinson Crudoe foi parar?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. achei q ia ser chato mas e muito legal .... eu li em algumas horas 23 capitulos quarta feira dia 3 e hoje domingo eu vou terminar o resto, falta sete capitulos porq nao vou conseguir ler somente sete . se li 23

    ResponderExcluir
  8. O LIVRO QUE EU COMPREI .NO COMEÇO É CHATINHO DEPOIS VAI MELHORANDO .
    BEM LEGAL A RESENHA QUE VC VEZ UM POUCO DE DETALHE FAZ FALTA MAIS MUITO LEGAL VC É BEI INTELIGENTE !

    ResponderExcluir
  9. O livro é muito bom ágora jasei o que fazer no meu trabalho da escola adorei

    ResponderExcluir
  10. O livro é muito bom ágora jasei o que fazer no meu trabalho da escola adorei

    ResponderExcluir
  11. amei o livro,mais o resumo poderia conter um desfecho,mais otimo livro!

    ResponderExcluir

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré