#Resenha A Culpa é das Estrelas


Autor: Joh Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 283
Publicação: 2012
Sinopse
Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros.Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros...
Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter.
Hazel Grace.
Minha Sinopse
Hazel Grace seria uma garota normal se os seus pulmões funcionassem corretamente. Com apenas 16 anos de vida ela foi submetida a diversos tratamento contra o seu câncer. Nenhum dos tratamentos funcionou,  então os médicos resolverão tentar usar uma substancia que nunca funcionava com os demais pacientes, e milagrosamente essa substancia funcionou fazendo seu tumor diminuir dando a Hazel mais alguns anos de vida.
Sua rotina é basicamente isso ir a sua aula da universidade, ir ao médico/hospital, assistir seu programa de TV favorito e ir ao grupo de apoio A Crianças com Câncer.
Em uma dessas reuniões ela conhece Augustus Waters de 17 anos que sofreu de Câncer Osteossarcoma. Eles acabam se tornando amigos  e a aventura deles começa quando Hazel indica o livro Uma Aflição Imperial.
A Culpa é das Estrelas é um livro de amizade, superação e amor juvenil e puro.

Em Relação a Narrativa
John Green consegue nos prender na cabeça da jovem Hazel, sendo a narrativa em primeira pessoa conhecemos suas opiniões e emoções.
Os diálogos são bem escritos, divertidos e contagiantes, impossivel não rir, chorar ou ficar com raiva. Esses diálogos mostram o quanto os personagens são complexos e inteligentes , exalando personalidade própria.
O Enredo da história é fascinante e ao mesmo tempo doloroso, fascinante pelo fato de John escrever bem deixando as emoções a flor da pele, e  doloroso por mostrar a face mais triste e dolorosa que existe: “Crianças e Jovens com Câncer .John não para simplesmente nas emoções e na complexidade dos personagens, ele também coloca fatos históricos dando uma pitada realista na história(Como a História de Anne Frank). Green pode ser considerado um ser gozador atiçando a curiosidade do leitor, pelo fato de Citar Banda, livros, remédios e jogos e isso tudo não passar de sua própria invenção na trama(nos deixando com gostinho de Quero Algo que não existe).
John Green Consegue responder as muitas perguntas abertas no  livro, mas na conclusão do livro ele se comportar como Peter Van Houten(Personagem do livro).
Sobre o Livro Uma Aflição Imperial
Hazel é apaixonada por esse livro, que conta a história de uma menina com câncer chamada Anna e termina no meio de uma frase sem ter ideia do que acontece com o personagem e a história em si. Hazel se identifica com o livro e gosta da forma como o autor Peter Van Houten descreve a história de Anna. Hazel costuma dizer que Peter é seu melhor amigo, e a unica pessoa que ela compartilha o livro é Augustus. De tanto Hazel falar do livro “Uma Aflição Imperial” o leitor deseja saber mais e John Green mostra seu lado “Trollador” deixando claro que esse livro não existe.
Sobre o Jogo/Livro O Preço do Alvorecer.
O Preço do Alvorecer é um jogo de vídeo game que inspirou uma serie de livros(no estilo de assassins Creed) que é o favorito de Augustus. E para nossa tristeza não existe.
Sobre a Banda The Hectic Glow
THG é a banda favorita de Gus, nem Hazel conhecia antes de Augustus apresentar. Nem eu nem você e nem ninguém vai conhecer, porque isso não passa de invenção do John Green criada para deixar o leitor com água na boca.
Tirada Rápida-Três Personagens marcantes e suas Características
Hazel- Inteligente e realista não quer se envolver com ninguém porque não quer causar dor quando morrer.
Augustus- Inteligente, charmoso, brincalhão e sedutor. Gostaria de ser lembrado pelo mundo inteiro por algo de bom que fez, ou gostaria de morrer lutando por um ideal.
Peter Van Houten- Bebado, inteligente e insuportável  Um homem que sofreu na vida, apesar de ter conseguido sucesso e dinheiro. Ele só cai na real quando alguém fala umas verdades para ele.
Sobre John Green
John Green cresceu em Orlando, Flórida e se mudou para Ohio para cursar a universidade, onde estudou Inglês e Religião. Por vários meses após se graduar, John trabalhou como capelão em um hospital infantil. Enquanto estava lá, teve a inspiração para escrever seu primeiro romance, Quem é você, Alasca?, que se tornou um bestseller nos Estados Unidos e ganhou muitos prêmios literários. O segundo romance de John, An Abundance of Katherines, foi publicado em 2006 e se tornou finalista do Los Angeles Times Book Prize e também nomeado livro de honra do Michael L. Printz. Paper Towns, publicado nos EUA em 2008, estreou em quinto lugar na lista dos mais vendidos do The New York Times e ganhou o Edgar Allan Poe Award pelo melhor romance de mistério. No seu tempo livre, John é um grande fã do Campeonato Inglês de Futebol, mas ele não fala para que time torce, porque não quer alienar possíveis leitores.
Minha opinião como Leitora
Você sabe o que é não ler nada relacionado ao livro para deixar a imaginação fluir, sem nenhum spoiler? Eu fiz isso com o livro “A culpa é das estrelas”, e posso dizer que não me arrependi. John me fez sentir as emoções à flor da pele. A cada frase, a cada parágrafo eu entendia o que a personagem sentia. Posso dizer que esse livro foi um dos poucos que realmente me fez rir e chorar e desejar muito mais do que o livro tinha a oferecer.
John Green é um dos poucos autores que escreve bem. Ele consegue nos prender e claro nos deixar sedentos por mais.Por falar em mais, que final foi esse? Tipo assim Green deu uma de Peter Van Houten?
Não que ele tenha acabado o livro em uma frase inacabada, mas que final foi esse? Quero saber o que acontece com a Hazel. O que acontece com o Isacck? Com o Peter? Quero saber se a mãe da Hazel terminou a faculdade. Quero saber se Peter escreveu o final de “Uma Aflição Imperial”, e se o jogo “O preço do Alvorecer”  teve outros lançamentos. John  Green me transformou em uma Hazel Grace, porque nesse momento eu preciso dessas respostas.









Maria Cristina Blogueira e Apaixonada por Livros.

2 comentários:

  1. e muito bom mesmo, minha irma diz que so a viadage e muito gay, mas é porq ela nao leu, ameei <3 é mesmo uma liçao de vida.... agora so falta o filme.....

    ResponderExcluir

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré