Resenha do Filme Escritores da liberdade


Título Original: Freedom WritersLançamento: 2006
Dirigido: Richard LaGravenese

Resenha
O filme é baseado no livro de mesmo nome “Escritores da liberdade”Muitas referências ao “Holocausto, Anne Frank” são citados, e os personagens que aparecem contando como era naquela época, essas pessoas que viveram na época do “Holocausto” (Curiosidade do site www.adorocinema.com.br)
Erin Gruwell é uma professora de literatura que ao exemplo de seu pai se tornou uma idealista e com esses princípios ela escolheu uma escola de um bairro pobre, a jovem professora acaba pegando uma turma problemática que estão vivendo um momento de muita agressividade e violência gerada pela tensão racial.



No começo Erin tem muita dificuldade em ensinar e ganhar a confiança de seus alunos, pois eles acreditam que a jovem professora é uma representante dos brancos. Erin mostra muitas vezes um certo desapontamento com suas tentativas frustradas, mas seu espírito forte toma conta e a professora levanta a cabeça e continua tentando. Suas técnicas de ensino são simples seguidas pelo modelo do governo, mas notando o desinteresse de sua turma ela começa a mudar seu modo de ensinar para tentar compreender o que se passa em suas vidas.
No decorrer do filme a professora tenta fazer os alunos se unirem, mas ela vê que a “guerra racial” é difícil de driblar. Sem o apoio da escola ela não consegue fazer com que seus alunos leiam os livros determinados e ela sai em busca de um emprego extra para comprar os seus exemplares para que seus alunos tenham acesso a esse material. Erin é casada e seu marido não gosta do seu “excesso de comprometimento com os alunos” e não apoia que ela arrume um trabalho para manter seu emprego de professora, mas ainda sim a jovem professora continua com seus empregos.
Gruwell utiliza um caderno em forma de diário para que seus alunos relatem seu passado, presente, faça poemas, desenhos, etc., e tudo deve ser registrado a todo momento, ela deixa claro que não vai ler a não ser que eles queiram e a surpresa é grande quando percebemos seu armário repleto de diários. A professora se surpreende com a vida desses jovens e é impossível não se sentir tocada com a vida e os problemas do dia a dia que cada um passa.
O final é de tirar o folego, pois a professora mostra a que venho e faz o seu trabalha muito bem deixando todos aqueles que não quiseram ajudá-la de “queixo caído”.
Se você está procurando um filme que fale sobre educação “Escritores da Liberdade” é perfeito, pois mostra os princípios de uma professora que realmente quer fazer a diferença na vida de seus alunos, algo que poucos estão dispostos a fazer. A protagonista se torna um exemplo para seus alunos e principalmente para quem assiste ao filme.

Posso Garantir que Erin Gruwell vai se tornar uma personagem memorável quando o assunto em pauta for educação.
Maria Cristina Blogueira e apaixonada por livros, jogos e séries.



0 comentários:

Postar um comentário

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré