Resenha do Livro IT

Título: It, A Coisa
Autor: Stephen King
N.º de páginas: 1102
Editora: Suma de Letras

Sinopse

"Durante as férias escolares de 1958, em Derry, pacata cidadezinha do Maine, Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly aprenderam o real sentido da amizade, do amor, da confiança e… do medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a Coisa, um ser sobrenatural e maligno que deixou terríveis marcas de sangue em Derry.
Quase trinta anos depois, os amigos voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror tomou a pequena cidade. Mike Hanlon, o único que permanece em Derry, dá o sinal. Precisam unir forças novamente. A Coisa volta a atacar e eles devem cumprir a promessa selada com sangue que fizeram quando crianças. Só eles têm a chave do enigma. Só eles sabem o que se esconde nas entranhas de Derry. O tempo é curto, mas somente eles podem vencer a Coisa. Em It : A Coisa, clássico de Stephen King em nova edição, os amigos irão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites."
Primeiramente que livro é esse? Demorei quase 2 meses para ler e o pior é a ressaca literária que fiquei(poisé o livro é incrível que te deixa imaginando e pensando muitooo).  IT é um livro de Stephen King(meu novo autor favorito) e publicado no Brasil pela editora suma das letras.

A Estória gira em torno dos 7 amigos Bill, Eddie, Rich, Mike, Ben, Stane Bev. O primeiro capitulo é dedicado a Derry e seus misteriosos assassinatos o autor nos traz revelações leves e um pouco enfadonhas (até então) sua escrita é bem detalhada e um pouco cansativa, pois eu que assisti o filme antes de ler os livros logo nos 5 primeiros minutos Pennywise já havia feito o que fez com o pequeno Georgie diferente do livro que demora um pouquinho para acontecer. 





Aparentemente o autor nos da detalhes demais sobre a pacata cidade, mas com o decorrer da história esses detalhes são fundamentais para a compreensão da mesma. Uma coisa interessante é como King nos traz detalhes históricos incríveis que nos faz imaginar certos acontecimentos.

A estória dos 7 amigos começa em 1958 com uma quase grande enchente em Derry. Bill Dembrough estava doente  em sua cama e a chuva finalmente havia diminuido, seu irmão Georgie não parava de perdir-lhe um barquinho de papel para brincar nas correntezas das ruas. Georgie acaba indo sozinho e misteriosamente ele aprece morto com o braço arrancado e o jovem Bill se culpa pela morte do irmão. Antes mesmo de Geogie misteriosamente ser assassinado, outras crianças também tiveram partes de seu corpo arrancadas(ou simplesmente desapareciam). 

Bill se sente renegado pelos seus pais e quer de todo que é modo descobrir e se vingar pela morte de Georgie. Mortes misteriosas e desaparecimentos continua a acontecer e misteriosamente Bill acaba conhecendo outras crianças que passaram por algum episodio estranho.

Com o decorrer das páginas percebemos tragedias que ocorrem a cada 25/27 anos e os eventos sobrenaturais que ali ocorrem.


A "coisa" está relacionada a desastres e misteriosos assassinatos que acontecem a cada 27 anos.


Os personagens são bem construídos e cheios de personalidade próprias, Bill é um líder nato, Beverly é uma menina forte e indomável, Ben é o inventor da turma, Mike o pesquisador, Eddie o filho da mamãe, Stan o série e Rich o engraçadinho. Temos também outros personagens como os pais dos meninos, Georgie, a esposa de Bill Audra e os antagonistas Henry Bowers (e sua turma) e o verdadeiro Vilão Pennywise.


Derry nos é mostrada em vários anos. Seja no tempo dos meninos, ou no tempo em que são adultos, através de flash backs de pessoas que vivenciaram acontecimentos estranhos ou no surgimento da coisa.



Spoiler


Uma parte que acho simplesmente incrível é quando Mike descobre que no passado sumiram misteriosamente uma vila que ficava em Derry e cita os acontecimentos de Croaton.(achei incrível).


Fim do Spoiler


O livro é narrado em 3ª pessoa e em cada capitulo temos a perspectiva de um personagem diferente. 


Stephen King nos presenteia com uma verdadeira obra de arte com mais de 1000 paginas de escrita incrível, mostrando o seu melhor, mas o livro não chega a ser assustador e sim surpreendente. 


Se prepare para a ressaca literária que Stephen vai te deixar.

6 comentários:

  1. Adoro King, qualquer livro dele sempre é perfeito! It não poderia ser diferente!

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? O livro parece muito bom, nunca li nada do King, mas estou ansiosa para começar a ler. Obrigada pela dica. Ótima resenha. Beijos.

    https://qadulta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, tenho o livro e o funko do It, tô doida pra ler!!

    ResponderExcluir
  4. Oieee, eu morro de medo de palhaços, o livro esta na minha estante mas eu ainda não reuni coragem o suficiente para ler!

    http://www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, adoro livros narrados em terceira pessoa, mas gosto ainda mais de ver a história pela perspectiva de vários personagens, o livro parece ser muito bom, já quero ler!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa resenha. E um bom livro! Eu gosto dessa história. It A Coisa se tornou em um dos meus filmes preferidos desde que li o livro e logo quando vi a versão no filme de 1990, e quando soube que seria adaptado ao filme de novo em 2017 fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão anterior mas gostei. Além considero que outro fator que fez de It o filme um sucesso foi a atuação de Bill Skarsgård, seu talento é impressionante. É uma historia que vale a pena ver no cinema também.

    ResponderExcluir

 

© Template Grátis por Cantinho do Blog. Quer um Exclusivo?Clique aqui e Encomende! - 2014. Todos os direitos reservados.Imagens Crédito: Valfré